Do Brasil para o mundo!

As Havaianas, produto da São Paulo Alpargatas, têm nos últimos anos representado o "espírito nacional" no comércio exterior. A trajetória de sucesso do produto é marcada pela adaptação às novas demandas do mercado e pela constante inovação, até atingir o patamar de ser uma das grandes representantes das industriais nacionais ao redor do globo.

Badaladas em editoriais de moda de revistas européias, vendidas nas Galleries Laffayette, em Paris, ao lado de itens de estilistas como Yves Saint Laurent e Chanel, as Havaianas, distribuídas atualmente em 80 países, têm chance de se tornar uma das primeiras marcas brasileiras a alcançar o status de global.




As sandálias havaianas viraram moda na Europa e chegam a ser vendidas por cerca de 100 libras (R$ 478) por estilistas na capital britânica, que decoram as tiras dos chinelos de borracha com pedras, cristais e miçangas. Apesar do alto preço cobrado pelos estilistas, é possível encontrar Havaianas mais baratas em Londres; ainda assim, o valor médio de 20 libras (R$ 96) cobrado pelas sandálias em lojas como a Urban Outfitters e a Whistles é, no mínimo, 10 vezes superior ao encontrado no Brasil. "Elas são caras, mas não páram de vender. É o ítem de maior sucesso deste verão", disse à BBC Brasil Ali Inett, gerente da Whistles de Covent Garden, centro de Londres.

 


O sucesso das "legítimas" já virou tema de reportagens nas principais revistas e jornais do mundo. Para o New York Times, as havaianas são a última palavra da moda para os pés. O Le Monde, da França, estampou na manchete que o calçado das favelas conquistou as vítimas da moda. Até o principal jornal de economia da Grã-Bretanha, o Financial Times, se rendeu ao sucesso dos chinelos de borracha: "A sandália de quem tem muito dinheiro e nada para provar", disse o jornal.

Segundo o diretor de comunicação da São Paulo Alpargatas, Rui Porto, a moda no exterior foi impulsionada por modelos brasileiras e estrangeiras que carregavam as sandálias na mala quando deixavam o Brasil. "Depois disso, modelos brasileiras e também estrangeiras que visitavam o Brasil, como Naomi Campbell, acabaram divulgando as havaianas no exterior. A Naomi, por exemplo, já disse várias vezes ser fã das havaianas", acrescentou Porto. Ele lembrou ainda que a fama das sandálias que, segundo o slogan "não deformam, não tem cheiro e não soltam as tiras", chegou ao ápice quando 61 pares das sandálias foram dados de presente para todos os indicados ao Oscar deste ano.Segundo Porto, o acordo entre a empresa e os organizadores da festa do Oscar não teve nenhum custo para a São Paulo Alpargatas, além, é claro, do custo das sandálias, da embalagem e do transporte.